Petrolina continua com a campanha de ativismo contra a violência da mulher

05/11/2013 16:35

 

Por Ricardo Sousa

Depois da campanha do “Outubro Rosa”, a secretaria da Mulher em Petrolina realizaram uma reunião para definir a programação da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.

A campanha já contou com algumas edições em Petrolina e assim como o “Outubro Rosa”, é um evento de caráter mundial criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança nos Estados Unidos que luta pelo fim da violência contra a mulher seja ela ligada ao gênero, raça ou classe social.

Segundo a secretária da Mulher de Petrolina, Roseane Farias, a campanha está com mais força este ano “Essa campanha já acontece em Petrolina há alguns anos, mas esse ano firmamos parcerias com outras secretarias e instituições para que possa ganhar uma proporção maior, alcançando mais pessoas”, afirma.

O evento teve início em Petrolina no dia 25 de novembro e será encerrado em 10 de dezembro. A programação que está em fase de construção será voltada para a erradicação e combate a todos os tipos de violência contra a mulher.

O tema da campanha este ano é em torno da lei Maria da penha e um mutirão será realizado no dia 9 de Dezembro na colônia penal feminina de Petrolina onde serão ofertados serviços específicos como exames de mamografia, colo de útero e acompanhamento psicológico a essas mulheres.

A campanha aborda diversas temáticas, indo de acordo com as datas comemorativas da época da campanha, como por exemplo, o dia Nacional da Consciência Negra comemorado no mês de Novembro, que teve uma abordagem com o foco voltado para a discriminação sofrida pelas mulheres negras e o Dia Mundial de Combate a Aids, que visa chamar a atenção para os casos de Aids no município, incentivando o combate ao preconceito com os portadores de HIV. Além do dia Internacional da Não Violência contra a Mulher e, no encerramento, o dia Internacional dos Direitos Humanos.