Cuidados na alimentação infantil

09/10/2013 15:43

Por: Lindomar Herculino

Segundo os últimos dados da OMS–Organização Mundial de Saúde, a obesidade é responsável por nada menos que 2,8 milhões de mortes ao ano no mundo. Estudos mostram que mais de 80% dos casos  são iniciados ainda na infância. Mas podemos mudar essa realidade com algumas atitudes relativamente simples na rotina infantil.

1.RESPEITO AO RELÓGIO BIOLÓGICOÉ isso mesmo, nosso organismo possui um relógio que determina a hora certa das refeições. Acostume os pequenos a ter horário regular para as refeições, de preferência em família, pois esse ambiente favorece todas as demais circunstâncias necessárias para o bem estar. Além disso o organismo precisa de intervalos regulares para realizar a digestão e uma criança que “belisca” a todo instante chegará nos horários principais sem fome.

2. A FORÇA DO EXEMPLOÉ um fato: crianças copiam os adultos que lhes rodeiam. E nos hábitos alimentares não é diferente. Se a família possui bons horários, as crianças os imitam e incorporam com o passar do tempo. Outra dica boa é quando a criança rejeitar determinado alimento, não deve, jamais, ser forçada a comê-lo. Ao ver os pais, irmãos ou responsáveis comendo aquela comida regularmente ela se sentirá atraída a provar, e depois, será parte do seu cardápio.

3. JAMAIS SUBSTITUA REFEIÇÕES: Os pais costumam ficar desesperados quando os pequenos se recusam a comer e para não perder de tudo nessa “guerra” cedem, fornecendo alimentos nada saudáveis como biscoitos, iogurtes, salgadinhos, refrigerantes etc. Lembre-se, é uma “guerra”. Não subestime a inteligência infantil. Se eles conseguirem uma única vez, sempre usarão e aperfeiçoarão as estratégias. Alimentação é inegociável. Se o coração apertar diante daquele rostinho irresistível, tente lembrar que para o bem dele e que assim ele será um adulto saudável e feliz.

4. EVITE A PUNIÇÃO: Não use castigo físico ou psicológico para obrigar uma criança a alimentar-se, pois isso apenas aumenta a revolta e associa o determinado alimento a algo ruim.

5. SEM DISTRAÇÕESAlgumas crianças, devido à correria dos adultos, são colocadas para comer em frente à TV. Erro gravíssimo! Lembra do tal estilo de vida? Os pequenos precisam, desde muito cedo, aprender a distinguir o horário das refeições das demais atividades como brincar, assistir, etc.

Por fim, não esqueça: NÓS SOMOS O QUE COMEMOS. Se ao olhar o espelho, você não gosta do que vê, porque deixar essa herança para o “futuro da nação”?