Acne: uma das doenças de pele que mais preocupam os brasileiros

06/11/2013 22:06

 

Por: Paulo Pedroza

O FocaSaúde entrevistou a dermatologista Luciana Capellaro para falar um pouco mais sobre as causas e prevenção da doença.

A acne é uma doença de pele que pode ser provocada por variados fatores, entre eles: predisposição genética (se seus pais tiveram acne há uma probabilidade maior de você desenvolver o problema), questões hormonais (mais comuns na adolescência), estresse, ansiedade, e depressão. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 56% dos brasileiros citam a acne como uma das doenças de pele mais problemáticas, pois além das cicatrizes físicas, provoca também danos psicológicos.

Em entrevista ao FocaSaúde, a dermatologista Luciana Capellaro, disse que apesar de muito comum na adolescência, a acne também aparece na fase adulta, exigindo ainda mais cuidado, já que pode estar associada a alguma outra doença, como no caso de mulheres que possuem a síndrome do ovário policístico, causada por um desequilíbrio nos hormônios sexuais femininos.  

A médica chamou atenção também para fatores que podem agravar o quadro do paciente com acne, como a exposição excessiva ao sol. “Aqui na região a incidência de raios UV (ultravioleta) é muito intensa. Por isso o paciente deve andar sempre protegido com um filtro solar adequado para esse tipo de pele. Geralmente indicamos os protetores oil free, que são livres de óleo e álcool, sendo mais adequados para quem tem cravos e espinhas”. Outro fator citado pela dermatologista foi a alimentação. “Deve-se evitar consumir alimentos gordurosos e ricos em açúcar, como os chocolates e massas. O leite e seus derivados também devem ser evitados”, ressaltou.

Lavar o rosto com sabonete adequado e usar esfoliantes podem ser alternativas interessantes para reduzir a oleosidade da pele e o aparecimento de cravos e espinhas. Mas, antes de tudo, é importante consultar a opinião de um dermatologista, pois cada pele exige um tratamento específico, e caso não seja tratada com os medicamentos corretos, as lesões podem piorar. “É muito comum as pessoas com acne usarem indiscriminadamente cosméticos vendidos em revistas ou divulgados nos comerciais de televisão, o que pode agravar a doença. Por isso o adequado é procurar auxílio médico especializado”, conclui a dermatologista Luciana Capellaro.

Entenda um pouco mais sobre o problema e como tratá-lo: