Juazeiro no combate à Aids

06/12/2013 09:06

Por: Paulo Pedroza

No último domingo (01), em todo o mundo, foi comemorado o Dia mundial de combate a Aids. Em Juazeiro (BA) as atividades de prevenção à doença se estenderam durante toda esta semana. Palestras, orientações, distribuição de panfletos e preservativos, além da realização de teste rápido para diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites B e C  foram algumas das ações desenvolvidas ao longo desta semana no Centro de Saúde III, no bairro Angary.

De acordo com dados do Centro de Informações de DST, HIV e Aids de Juazeiro (CIDHA), de 1987 a novembro de 2012 foram notificados 221 casos de Aids em mulheres e 380 em homens, totalizando 601 casos da doença. Destes, 397 são da cidade e os demais (204 casos) oriundos de outros municípios da região.

A faixa etária de maior incidência é de 20 a 35 anos, seguida de 36 a 49 anos, e a categoria de maior exposição ao problema é a heterossexual.

Segundo a supervisora do Núcleo DST/Aids, Zilene Freitas, esses índices se devem principalmente à resistência da população ao uso do preservativo. “Ao longo do ano trabalhamos com a prevenção, e em períodos específicos como no carnaval, a gente intensifica estas atividades. Mesmo assim as pessoas persistem em não usar o preservativo, por isso os índices podem aumentar”.

Quer saber mais sobre a semana de conscientização da Aids em Juazeiro?

Confira na nossa matéria móvel uma entrevista com a supervisora do Núcleo DST/Aids, Zilene Freitas.