Projeto “Consultórios Itinerantes” chega à Petrolina em 2014.

05/12/2013 16:27

 

Por Ricardo Sousa

Promovido em parceria com o Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Educação e da Saúde, o projeto “Consultórios Itinerantes” visa levar atendimento médico oftalmológico e odontológico a crianças matriculadas em escolas públicas em municípios do semiárido.

Também poderão ser atendidos jovens e adultos matriculados no Programa Brasil Alfabetizado. Quando estiver funcionando plenamente, o que está previsto para 2014, serão ofertados serviços de atendimento oftalmológico e odontológico. Os consultórios funcionam em contêineres, o que permite mobilidade para circular por várias localidades.

Segundo o coordenador do projeto, Alexsandro Machado, O programa prever a realização de uma série de triagens feitas em estudantes que somente estudam na rede pública de ensino. “esses equipamentos são para atender as crianças das escolas e pretende atender 48 estudantes por dia através da relação que é enviada para o consultório pelas unidades básicas de saúde dos bairros”, ressalta o coordenador.

A inauguração do Consultório aconteceu no dia 26 de Novembro na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Centro de Convivência do campus Juazeiro (BA). O coordenador do projeto, o professor da Univasf Alexsandro Machado, diz que a campanha também será implantada no município de Petrolina no ano que vem “em fevereiro de 2014 o programa chega a Petrolina e nós já vamos começar a fazer um diagnóstico das escolas municipais e estaduais para que esses estudantes possam ser atendidos”, afirma Alexsandro.

A previsão, segundo o professor Alexsandro Machado, é que, nas primeiras semanas, 60 crianças matriculadas nas escolas públicas da cidade passem pela consulta com o médico oftalmologista. O projeto irá atender um total de 989 estudantes da rede pública de ensino inicialmente em Juazeiro, já identificados por meio do Programa Saúde na Escola. “No início, vamos atender 24 crianças por dia. Mas nossa capacidade de atendimento é de 48 consultas diárias”, revela Machado.

Foto: divulgação