Prevenção do câncer de mama

13/09/2013 12:24

Por: Denise Saturnino.

A programação denominada “Outubro Rosa” criada nos Estados Unidos, acontece em todos os países. Com o objetivo de conscientizar a população e estimular a prevenção e tratamento do câncer de mama. Segundo os organizadores do programa no Vale do São Francisco, para atrair as pessoas à participação está sendo preparada a segunda Caminhada e Corrida de Rua em Petrolina, que vai acontecer no dia 20 de outubro, organizada pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI).

 

Em entrevista o Médico Oncologista Allan Ribeiro explicou alguns métodos de prevenção e alertou para o diagnóstico precoce. “Existe um avanço da medicina para o diagnóstico precoce, as pessoas não podem ter medo de realizar o exame, pois quando o diagnóstico é tardio dificulta a melhora”, disse.

Segundo o oncologista é possível notar alterações na mama pelo toque, pois no início o nódulo não causa dor. “A partir dos 18 anos é possível realizar a auto exame, mesmo sendo raro os casos em mulheres menores de 35 anos, é importante se examinar”, afirmou.

Alguns aspectos podem indicar anormalidades, de acordo com Allan Ribeiro os casos de secreção, nódulo, pele ressecada (com aspecto de casca de laranja), são sinais de alerta, e mesmo não notando nenhuma alteração da mama, deve ser apalpada também a axila.

A dona de casa Ana Lucia, reconheceu a importância das informações, mas reclamou da falta de profissionais da saúde. “Muita gente até quer fazer os exames, mas não conseguem, e quando conseguem são marcados para muitos meses à frente, o sistema de saúde local não contribui para o bem da população”, destacou.

O Médico oncologista encerrou a entrevista alertando sobre os fatores de risco que podem facilitar a doença. “Os casos de câncer na família devem deixar todos alertas, a primeira menstruação muito cedo, alimentação com muita gordura e obesidade”, afirmou.