População ainda resiste ao uso do preservativo

15/09/2013 10:25

Por: Paulo Pedroza.

Em Juazeiro, mesmo com as campanhas de prevenção, o número de DST tem crescido. O município é o quinto do estado com maior número de casos de AIDS. 

As campanhas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) acontecem ao longo do ano, e em períodos festivos como o carnaval, elas se tornam ainda mais intensas, reforçando a importância do uso do preservativo. Em algumas Unidades Básicas de Saúde em Juazeiro (BA), basta chegar à recepção que já encontramos preservativos à disposição do público, e pessoas dispostas a fornecer informações sobre o assunto. Mas, infelizmente, essas ações ainda não se mostram suficientes para impedir o aumento do número de casos de algumas DST, entre elas, a AIDS.

Na Bahia, segundo relatório do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, desde 1984, ano do primeiro caso de AIDS notificado no estado, até junho de 2010, já foram registrados mais de 17 mil ocorrências da doença. Juazeiro é o quinto município do estado com maior número de casos acumulados, foram 409 registros nesse mesmo período. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV/ AIDS e hepatites virais, Zilene de Castro, o trabalho de prevenção tem sido intensificado para tentar reverter esse quadro. “Temos trabalhado com a conscientização nas escolas, associações de moradores, empresas, e também com grupos específicos, como caminhoneiros e profissionais do sexo”, ressalta.

Mesmo com acesso à informação e facilidade em adquirir o preservativo, dados nacionais do Ministério da Saúde apontam que o uso da popular camisinha nas relações com parceiros casuais caiu de 58% para 49% em todas as faixas etárias.  De janeiro a junho de 2012, o Boletim Epidemiológico AIDS - DST divulgado pelo órgão contabilizou 17.819 novos casos da doença no país.

Para o estudante Juliano Ferreira, 26, que convive com o HIV há cinco anos, as pessoas precisam se conscientizar da importância do uso do preservativo. “Acho que as ações desenvolvidas dão conta de informar e prevenir a população, mas, mesmo assim, muita gente não se conscientiza, acredita que nunca vai acontecer com elas”, diz. 

Estudo realizado em 2011 pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), traçou um perfil dos 940 usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Juazeiro, setor responsável por realizar trabalhos de prevenção às DST. Os dados mostram que mais de 40% dessas pessoas nunca usaram preservativo com parceiro fixo, e atribuem como principal motivo a confiança no parceiro. Confira mais informações na tabela abaixo: