Petrolina realiza ações da Campanha Mundial de luta contra AIDS

05/12/2013 16:08

Foto: Divulgação 

Por Ricardo Sousa

Petrolina já começou com as ações de luta contra a AIDS. As atividades da campanha seguem até o dia 15 de Dezembro. As ações são preventivas e educativas em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra AIDS, comemorado no dia 01 de dezembro.

A campanha tem o intuito de conscientizar e prevenir à população a cerca da importância do cuidado com a saúde sexual. “A ação tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos e cuidados com o HIV/AIDS e as demais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), através de atividades educativas, da distribuição de preservativos e da realização dos testes rápidos para HIV/AIDS”, conta a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento Maria Raquel Costa.

No CTA, é feito um trabalho de busca ativa onde são realizados palestras e campanhas de orientação com atenção especializada em tratar doenças como as DST’s e hepatites virais. Feito o teste e caso o resultado for positivo, o Centro oferece o apoio de psicólogos, enfermeiros e médicos. , “Mundialmente a luta contra a AIDS é comemorada no dia 01 de dezembro, porém é importante que as pessoas tenham a consciência que a luta e a prevenção são diárias. O cuidado deve ser continuo”, alerta a secretária de Saúde Lucia Giesta.

Em Petrolina, 443 pessoas realizam tratamento da doença pela rede de saúde pública do município. Os maiores números de casos no município envolvem adolescentes na faixa etária de 14 a 19 anos.  As ações irão acontecer em escolas da rede pública municipal e estadual, no Sesc Petrolina através do Projeto Colmeia, na Colônia Feminina Penal, finalizando no dia 06 com o dia ‘D’ de combate à AIDS, no Espaço Vida, na secretaria de Saúde,  com realização de testes rápidos.