O verão, você e o câncer de pele

02/12/2013 11:57

Por: Lindomar Herculino

Com a chegada do verão, muitos se preparam para curtir praias, rios, piscinas e tudo que a estação oferece de legal. O que muitos insistem em não lembrar é que o Sol, principal amigo da estação, pode se tornar um inimigo mortal. Entre as muitas consequências ruins está o câncer de pele.

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no País. O câncer de pele é o tipo de tumor mais incidente na população - cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele. A doença é definida pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele. O dermatologista está na linha de frente na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do problema. E se você vai viajar nesse verão, saiba o Índice de radiação UV nas regiões brasileiras.

Nossa região, abençoada com um dos maiores rios do Brasil, precisa acordar para esse mal, porque nessa época crescem as estatísticas de incidência do problema. Veja agora algumas informações que podem ser úteis para prevenção e diagnóstico precoce:

Características da pele: Pessoas com a pele, cabelos e olhos claros têm mais chances de sofrer câncer de pele, assim como aquelas que têm albinismo ou sardas pelo corpo. Uma pele que sempre se queima e nunca bronzeia quando exposta ao sol também corre mais risco. Aqueles que têm muitos nevos (pintas) espalhados pelo corpo também devem ficar atentos a qualquer mudança, como aparecimento de novas pintas ou alterações na cor e formato daquelas que já existem. Pessoas com pintas ou manchas de tamanhos grandes também devem ficar atentas.

Histórico familiar: O câncer de pele é mais comum em pessoas que têm antecedentes familiares da doença. Nesses casos, principalmente se associado a outros fatores de risco, o rastreamento com o dermatologista deve ser mais intenso.

Histórico pessoal: Pessoas que já tiveram um câncer de pele ou uma lesão pré-cancerosa anteriormente têm mais chances de sofrer com o tumor. Caso a pessoa já tenha sido tratada para um determinado tipo de câncer de pele e ele retorna, o processo é chamado de recidiva.

Imunidade enfraquecida: Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido têm um risco aumentado de câncer de pele. Isso inclui as pessoas que têm a leucemia ou linfoma, pacientes que tomam medicamentos que suprimem o sistema imunológico, ou então aqueles que foram submetidos a transplantes de órgãos.