Evento em Petrolina incentiva a prática de exercícios físicos

16/09/2013 08:05

Por: Paulo Pedroza.

“Cuidar para o bem estar”, este foi o tema da 3ª edição do ‘Sábado Saudável’, realizado na manhã do dia 14, no Parque Josefa Coelho, em Petrolina (PE).  Durante o evento, que teve início às 7h, a população contou com diversos serviços de saúde, como: exames de glicemia, orientação física e nutricional, aferição da pressão arterial, além de aulas de dança e sessões de pilates.  As atividades foram desenvolvidas por estudantes e professores do curso de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com os cursos de fisioterapia e nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE).

A aposentada Josefa Gonçalves dos Santos, 72, mora em Petrolina há 39 anos, e afirma já ter participado das outras edições do ‘Sábado Saudável’. “Há muito tempo faço caminhada todos os dias aqui no Parque. E quando acontecem esses eventos, eu participo. É sempre bom cuidar da saúde”, lembra. Dona Josefa estava entre as várias pessoas que deixaram o sedentarismo de lado e decidiu literalmente ‘entrar na dança’ a favor do bem estar. “A dança é uma terapia, e eu não perco tempo, danço mesmo. Todo mundo fica admirado com a minha disposição”, diz orgulhosa.

Todos que chegavam ao Parque se viam envolvidos pelas atividades desenvolvidas com o auxílio dos estudantes e profissionais de saúde. Enquanto algumas pessoas recebiam orientação física e nutricional, outras participavam de sessões de massagem, pilates, e alongamento. “Me preocupo com a minha saúde. Pratico musculação e Jiu-Jitsu, e hoje estou aqui passando por algumas avaliações para saber se faço tudo da forma correta. Temos que procurar orientação”, ressalta o estudante Elies Sousa, 21, que no momento fazia alguns exames e recebia orientações.

O ‘Sábado Saudável’ prosseguiu com sua programação durante toda à tarde e possibilitou um contato maior entre as universidades e a comunidade local. “Essa integração é necessária e beneficia a todos, pois na sala de aula vivenciamos a teoria, e aqui, com a comunidade, temos a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendemos. A universidade tem o dever de servir à população”, enfatizou a estudante do 8º período de Educação Física e subcoordenadora do evento, Maíra Carvalho.