Começa esta semana a Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos, em Petrolina (PE)

24/09/2013 09:39

Por Denise Saturnino. 

De acordo com a Organização de Procura de Órgãos de Petrolina (OPO), e a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos que começou nesta segunda-feira (23), vai se estender até a sexta-feira (27). As profissionais de saúde que fazem parte da Campanha, Joyce Requião e Samira Pereira esclareceram como funciona o projeto.

“O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da doação e esclarecer como funciona todo o processo dentro dos hospitais, começando pelos profissionais de saúde, pacientes, acompanhantes, escolas e famílias”, declarou Joyce Requião. Segundo elas, haverá programações especiais e serão desenvolvidas atividades de conscientização em vários hospitais da cidade, salientando que o HEMOPE está fazendo cadastro para quem quer ser doador de medula óssea.

“Nós sabemos o quanto é delicado o momento de conversar com a família na hora da perda, por isso é importante que cada pessoa avise a sua família que deseja ser um doador, cada um ajuda no mínimo, sete receptores”, explica Samira Pereira.

Segundo as profissionais, muitas pessoas têm receio de permitir a doação, achando que o paciente ainda pode ter chance de sobreviver, ou que a permissão pode adiantar o diagnóstico. “Durante a semana vamos quebrar vários tabus, esclarecendo que quando um corpo morre, ele precisa deixar saudade, lembranças, e os órgãos podem salvar várias vidas”.

De acordo com os organizadores ocorrerão palestras, no Hospital Dom Malan/IMIP, Hospital Geral e Urgência, Neurocárdio e Hospital Universitário (antigo Hospital de Urgências e Traumas), nas escolas Dr. Pacifico da Luz, Estadual Antônio Padilha e para funcionários da VIII Geres de Petrolina.

Foto: Divulgação