Baixa umidade do ar deixa população de Petrolina em alerta.

05/12/2013 16:38

Por Ricardo Sousa

Desde o início do segundo semestre, o município de Petrolina, vem atingindo índices muito baixos de umidade relativa do ar. É preciso ficar atento: em Outubro, a cidade chegou a registrar uma taxa de menos de 20%, o que representa um estado extremamente crítico. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), taxas entre 20% e 30% de umidade já podem ser consideradas de atenção.

 

O meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco, O professor Mario Miranda alerta que a sensação térmica no centro da cidade pode chegar aos desconfortáveis 45 graus Celsius com sensações de deserto podendo a região alcançar  10% de umidade baixa. "Temos que, de alguma forma, alertar a sociedade para evitar exercícios físicos na parte da tarde, utilizar roupas leves e principalmente claras", afirma Mário.

 

Ainda segundo o meteorologista, é normal nesta época do ano toda a região do Vale do São Francisco vivenciar este período de baixa umidade pelo motivo da terra, que em seu eixo de rotação e por se encontrar na estação verão, se aproximas mais do sol e isso faz com que as temperaturas aumentem.

 

Durante este processo é importante também cuidar da respiração, que nesta época fica muito mais ofegante. O pneumologista David Coelho, alerta a população sobre a importância de beber bastante líquido como água e sucos. “Outras dicas essenciais, é colocar baldes com água ao redor da cama para baixar a temperatura e panos úmidos que podem ser colocados na cabeça antes de dormir para dar uma sensação de frescor” alerta o pneumologista que também recomenda o uso de soro fisiológico nasal para evitar escoriações e sangramentos pelo nariz.

 

De acordo com as informações do laboratório de meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, As altas temperaturas seguem até o final de Dezembro e as previsões de ocorrências de chuvas na região estão previstas para Janeiro de 2014.

Foto: divulgação