Ações de combate a doença de chagas são intensificadas em Petrolina

06/12/2013 15:17

 

 

Por Ricardo Sousa

A busca ativa ao Barbeiro, agente transmissor da doença de Chagas, e borrifamento nas zonas de risco e de transmissão da doença são as ações que a secretaria Municipal de Saúde de Petrolina tem realizado no combate a Doença de Chagas no interior de Petrolina.

De acordo com as informações divulgadas, entre os meses de janeiro e maio deste ano, 51 localidades da zona rural e de sequeiro de Petrolina já foram visitadas pelos Agentes de Combate as Endemias em Petrolina. Desse total, 209 domicílios apresentaram pontos positivos e focos do vetor transmissor da Doença de Chagas, o barbeiro.

A presença dos agentes na zona de sequeiro vem sendo intensificada para que as pessoas que residem no interior do município tenham mais tranqüilidade. Os agentes já realizaram a borrifação, mecanismo que diminui a presença do barbeiro, em 160 casas.

O gerente de Endemias de Petrolina, Jailson Araújo, orienta sobre os cuidados em relação ao agente transmissor da doença. “A picada do barbeiro não dói, mais provoca uma coceira, se o barbeiro for infectado corre-se o perigo do contágio, pois ao sugar o sangue do homem o barbeiro defeca ao mesmo tempo, e é nas fezes do inseto que estão os micróbios “tripanossoma” que contaminam o sangue humano”, explica Araújo.

“Quando o morador encontrar o barbeiro deve pegá-lo sempre com luva, e coloca-lo vivo, em um recipiente de vidro com tampa furada, e levar para Vigilância epidemiológica da SMS, para que sejam examinados”, orienta o gerente de Endemias.

Limpeza nos arredores e dentro das casas, não colocar lenha ou outra madeira dentro de casa, manter a casa arejada, com janelas e portas abertas, telamento das janelas (usar telas de proteção), não construir chiqueiros e galinheiros pegado na casa são medidas que combatem a presença do barbeiro nas residências.

Com informações da secretaria de saúde de Petrolina.